terça-feira, 17 de abril de 2012

http://www.agorams.com.br/jornal/2012/04/prefeito-abre-conferencia-da-pessoa-com-deficiencia/

Prefeito abre Conferência da Pessoa com Deficiência

 
O prefeito Murilo abriu na manhã desta terça-feira a III Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, no auditório da Aced (Associação Comercial e Empresarial de Dourados).
Prefeito Murilo durante abertura da conferência da pessoa com deficiência - Foto: A. Frota
Prefeito Murilo durante abertura da conferência da pessoa com deficiência - Foto: A. Frota
O evento aberto ao público reúne moradores, pais, universitários, voluntários e funcionários públicos que atuam na área de políticas públicas da pessoa com deficiência. O tema deste ano é “Um olhar através da Convenção sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência, da ONU: novas perspectivas e desafios”.
Prestigiaram a abertura a vice-prefeita Dinaci Ranzi, a secretaria municipal de Assistência Social Ledi Ferla, o presidente da Câmara Idenor Machado, o vereador Albino Mendes e o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Ronaldo Ferreira Gomes.
O prefeito fez uma avaliação dos benefícios em favor das pessoas com deficiência, como inserção no mercado de trabalho e implantação de ônibus adaptado para as crianças que moram nos distritos.
Murilo chamou as pessoas com deficiência para também participarem dos cursos de qualificação profissional oferecidos pela prefeitura através do programa Qualifica Dourados. Ele lembra que atualmente as pessoas com deficiência têm assistência no município através de entidades, mas é preciso fazer mais.
Abertura da conferência da pessoa com deficiência foi na manhã desta terça-feira - Foto: A. Frota
Abertura da conferência da pessoa com deficiência foi na manhã desta terça-feira - Foto: A. Frota
Ele afirmou que a conferência é importante para discutir as políticas públicas, debater as necessidades e buscar resultados que possam solucionar os problemas de acessibilidade, inserção no mercado de trabalho, saúde, educação e lazer. “Estamos aqui para proporcionar políticas públicas que favoreçam a pessoa com deficiência para, que ela possa sonhar em ter um projeto de vida”, destacou o prefeito.
A conferência segue até às 17h30 desta terça. No final serão elaboradas propostas para serem levadas para a conferência estadual.
Um dos objetivos é avaliar a política da pessoa com deficiência e discutir, promover e reivindicar a efetivação das propostas da Convenção da ONU sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência, realizada em 2006.
Estão sendo discutidos os eixos temáticos educação, esporte, trabalho e reabilitação profissional; acessibilidade, comunicação, transporte e moradia; saúde, prevenção, reabilitação, órteses e próteses; segurança, acesso à justiça, padrão de vida e proteção social adequados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário