terça-feira, 13 de março de 2012

Resenha: Informática e Educação – pontos negativos

Com a tecnologia totalmente popularizada e inserida no cotidiano da população, crescem as preocupações em relação ao seu uso. Assim como toda ferramenta, quando mau aproveitada esta gera apenas dor de cabeça aos usuários e ao meio que o cerca.

Nos dias atuais, fala-se muito na originalidade e autonomia que a nova geração não possui, pois recorre constantemente ao Google para sanar qualquer tipo de dúvida e muitas vezes encara tudo no site como uma verdade absoluta quando a realidade nem sempre é essa; a maioria dos sites apresentada é de procedência duvidosa e é importante que sempre aja uma segunda ou até mesmo terceira fonte de pesquisa - livros, revistas, jornais, etc - para, além de reforçar a ideia apresentada, aumentar a veracidade da informação.

Além do problema do plágio e informações confusas, outra questão são as distrações que a internet oferece fazendo com que o aluno deixe de lado os estudos para passar horas adentro perdido nas redes sociais. Isso causa um enorme empecilho na formação da educação sem contar na perda do contato pessoal, ou seja, o indivíduo desaprende a se relacionar com as pessoas que estão a sua volta.




Malefícios no Ensino Básico






Na infância, não se deve reprimir o acesso da criança ao computador, mas sim monitorar sua rotina com algumas restrições. A máquina deve ser apresentada como o que ela realmente é: um privilégio que deve ser usado com sabedoria. Jamais a criança pode encarar o computador como um brinquedo, o encantamento é normal, mas os pais devem passar as instruções para que o uso seja feito com responsabilidade.

Diversas escolas reservam um horário para que aja a interação aluno - computador, mas as deficiências nessa atividade são enormes. O primeiro a ser lembrado é a ausência de um software eficiente no auxílio a formação da educação da criança, um que realmente apresente os conteúdos apresentados em classe de uma  maneira ágil e fácil de ser trabalhada, já que a maioria dos professores ainda não possui total afinidade com as novas tecnologias. Sem contar que a tarefa é um verdadeiro desafio: como se espera que um único professor monitore o que 40 alunos estão acessando? É possível que metade destes estejam perdidos nas redes sociais ou jogos online. O que falta para conciliar Informática e Educação não é consciência e sim preparo para lidar com esta nova realidade.


Artigo em Webedu

3 comentários:

  1. Realmente, a tecnologia hoje em dia atrapalha o desenvolvimento educacional das crianças, elas não querem mais saber de ler livros, pensar sobre determinado assunto. Porém o computador não deixa, a maioria dos adultos não tem o controle básico de como ensinar a criança a usar um computador. Isso acaba atrapalhando o desenvolvimento de aprendizagem dela.

    Beatriz Barros Santos
    Turma de Pedaogia

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  2. Logo, fica claro o quanto é necessário que o jovem internauta esteja apto a dispor de tal equipameto com disciplina. Pois, o apanhado de informções e links, que estão a merce da criança podem ser e são um perigo evidente, na forma social e na contrução da autonomia deste.

    Leonardo Gabarron

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  3. O uso da internet não prejudica o aluno para ter informaçoes , mas a dependencia que o aluno tem com a facilidade que a internet da para o copy/paste.
    A internet não é um problema quando ela não se torna um vicio , agora um aluno ter base nos estudos não é um problema ajuda bastante no desenvolvimento dele
    Thais rodrigues

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